Fim das férias escolares! Chegou a hora de retomar a rotina de estudos e horários

Recuperar a rotina de horários é a questão chave para este momento.   É interessante fazer um quadro com os horários das atividades semanais, isso ajuda a criança a se organizar à nova rotina.   Antecipar a retomada dos horários de dormir e acordar é uma dica bacana que auxilia no bom desempenho escolar da criança, além de evitar que ela fique irritada ou mal humorada logo no primeiro dia de aula.     Com a readaptação dos horários, o resgate das regras na alimentação acaba sendo conseqüência do volta às aulas.
 

Os pais e a própria escola possuem papel fundamental nesta missão.


  É sempre importante reforçar que o café da manhã é a refeição mais importante! Nunca leve seu filho para a escola sem esta refeição! (Já falamos sobre isso aqui).     Já na escola, recomende ao seu filho a evitar o jejum prolongado. Reforce a necessidade da alimentação na hora do lanche:
 
  • Seu filho leva o lanche de casa?
      Negocie com a criança a montagem da lancheira, isso a desperta para melhores escolhas. Atenção com a higienização das lancheiras e garrafas térmicas.
  Certifique-se de mandar um alimento fonte de carboidrato (pães, biscoitos, bolos, cereais – prefira as opções integrais); uma fonte de vitaminas e minerais (frutas frescas/secas ou vegetais que seu filho gosta. Se quiser estimular o consumo de novas opções, invista em cortadores em diversos formatos); Hidratação: preferencialmente água, água aromatizada, água de coco ou bebidas sem açúcar. Saiba mais sobre como montar a lancheira aqui.  
 
  • Seu filho compra na cantina? Ou come o que a escola oferece?
        Cobre da escola a mesma excelência na cantina que exige na qualidade do ensino. Visite a cantina da escola, observe também as condições higiênico-sanitárias dos alimentos, conheça o cardápio e os preços, pressione pelo banimento de opções pouco nutritivas (refrigerantes, frituras, alimentos ultraprocessados, ricos em gorduras trans, açúcar, sódio). Ensine os filhos a lerem os rótulos das embalagens dos alimentos e controle os gastos dos filhos na cantina.  
 

Aproveite o período de volta às aulas para reavaliar a alimentação que a escola oferece aos seus filhos!

 
  Em casa, a alimentação também deve seguir regras para garantir a retomada da rotina:      
  • Defina horários para alimentação;
  • Cuide para que seu filho coma sem exageros, com pequenos intervalos entre as refeições;
  • Faça as refeições em família e diminua a frequência de refeições fora de casa;
  • Diminua as distrações durante a refeição (sem TV, tablet, celular);
  • Retome o consumo de vegetais;
  • Controle o consumo de bebidas e preparações açucaradas;
  • Dê o exemplo e siga as regras você também!
Publicado em 15/12/18