Dica da Semana: Dietas Vegetarianas

A dieta vegetariana é aquela na qual a carne é excluída da dieta. O número de pessoas que adotam este estilo de vida vem aumentando, e o motivo não é só o simples fato de não gostar de carnes, mas também são motivos importantes questões religiosas, preocupação com o sofrimento dos animais e do planeta, entre outros. Basicamente, existem três tipos de dieta vegetariana:
  • Vegan: A alimentação é estritamente de origem vegetal, ou seja, não utiliza nenhum produto de origem animal.
  • Lacto-vegetariana: O único produto animal utilizado é o leite.
  • Ovo-lacto-vegetariana: A ingestão de ovos, leite e seus derivados são permitidos.
Quais os benefícios desta dieta? São muitos os benefícios de uma dieta vegetariana: Há uma menor ingestão de lipídios, proteínas e de até 25% de sódio. Estas características refletem positivamente na saúde, prevenindo dislipidemias, diabetes e doenças cardiovasculares. Além disso, por ser baseada em frutas, verduras, legumes, cereais e grãos esta é uma dieta rica não só em fibras, mas também em algumas vitaminas. Já foi comprovado também que este tipo de dieta, quando associada à religião, os indivíduos apresentam menores níveis de estresse, além dos benefícios da ausência do consumo de álcool, cafeína e do tabagismo. E os riscos? Embora os benefícios sejam diversos, este tipo de dieta apresenta alguns riscos, como a deficiência de algumas vitaminas e minerais que somente são encontradas em grandes quantidades nas carnes e vísceras, além destes alimentos serem uma importante fonte de proteínas. O nível de deficiência depende do tipo da dieta:
  • Vegan: Deficiência B12, B2, cálcio, ferro e zinco.
  • Lacto-vegetariana: Deficiência de B12 e ferro;
  • Ovo-lacto-vegetariana: Possível deficiência ferro.
Por esta razão, alguns vegetarianos podem fazer uso de suplementos multivitamínicos. Todavia, é importante ressaltar que dietas vegetarianas bem equilibradas podem suprir algumas deficiências nutricionais, principalmente a proteica, uma vez que alguns alimentos de origem vegetal, especialmente a soja, possuem certa quantidade de proteína.
  • Soja: 34%;
  • Feijões: 26%
  • Batata: 11%
Mesmo assim, para uma dieta equilibrada e sem o risco destas deficiências a presença de um profissional da saúde é fundamental.

Procure a orientação de um nutricionista!

Publicado em 23/04/24