Mês de Junho é mês de Festa Junina!

Existem duas explicações para o termo Festa Junina. A primeira explica que surgiu em função das festividades ocorrem durante o mês de junho. Outra versão diz que esta festa homenageia São João, nascido em 24 de junho.
  O fato é que toda Festa Junina deve contar com os pratos típicos que fazem parte da tradição e cultura popular brasileira. São doces, salgados e bebidas que estão relacionados, principalmente, à cultura do campo e da região interior do Brasil. Dependendo da região onde é realizada, a festa junina apresenta um caráter peculiar com a cultura da localidade.
    Nessa data, o milho está em evidência em nossas plantações, sendo a base de muitas preparações consumidas nas festas juninas como: milho verde cozido, pipoca, curau, pamonha, canjica, bolo de milho. O amendoim também tem destaque nesta época, por isso, são presenças garantidas em qualquer festa: amendoim torrado e salgado, pé de moleque, paçoca, cajuzinho.
    São várias as opções para se fazer uma boa festa junina! Arroz doce, biscoito de polvilho, batata doce assada, cocada, doce de batata doce, maria mole, pinhão, vinho quente e quentão (bebida a base de gengibre, canela e pinga) também são protagonistas do cardápio das festas!
 

É época de diversão, de celebrar e valorizar tradições esquecidas e de desfrutar pessoas queridas! Não permita que o foco da festa seja somente a comida!

Coma sem culpa, porém tenha atenção a tudo o que come!

 
  Veja algumas curiosidades dos alimentos típicos dessa época:   Milho
  • Excelente fonte de fibras
  • Possui nutrientes como: folato (fundamental para produção dos glóbulos vermelhos), vitaminas A e C, potássio, ferro e tiamina (auxilia no metabolismo).
  • Sugestão de consumo: Na espiga, pipoca salgada, bolo de milho, curau, pamonha
  Vinho Quente
  • Fonte de antioxidantes que auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares.
  Pinhão
  • O Pinhão é um alimento rico em carboidratos e fonte de cálcio, magnésio e fibras. Sua ingestão auxilia na saciedade.
  • Sugestão de consumo: Pode ser consumido como aperitivo, salada, ingrediente de molho para carnes, tortas, rocamboles, massas e até na forma de cremes para os dias frios.
 
  Maçã do Amor
  • A maçã é rica em vitaminas B, C e E, sua casca possui pectina, uma fibra solúvel que ajuda a reduzir o colesterol do sangue.
 
 

A Camomila Nutrição recomenda que você desfrute do cardápio junino com prazer, mas, essencialmente, que você traga muita atenção ao momento que for comer!

Dessa maneira, é possível evitar excessos e aproveitar as festas sem peso na consciência!

Publicado em 15/12/18